quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Existencialismo, Características e Motivos

O Existencialismo enquanto pensamento mais radical a respeito do homem foi propagado com mais ímpeto já na era pós-moderna. Ele surge por volta do século XIX com o pensador dinamarquês Soren Kierkegaard, mas atingi o seu clímax como efervescência intelectual no pós-guerra, nos anos cinqüenta e sessenta, principalmente guiado por Heidegger na Alemanha e Jean-Paul Sartre na França. O pensamento existencial produzido após a segunda grande guerra é como que um reflexo da descrença do homem na humanidade da era pós-moderna, os recentes horrores produzidos levaram a uma idéia de ausência de “Deus”, a questão do existir foi posta de maneira a entender que o ser primeiro nasce por um processo biológico, naturalmente, sem estar imantado de nenhum propósito sobrenatural. O homem nasce e através da descoberta pessoal ele existe enquanto consciência e essa produz a conjuntura do ser, esse “homem existencial” não é projetado por ninguém, não existe uma finalidade específica como amar ou fazer o bem, não há um código de ética estabelecido, então esse homem é livre para se auto-construir na sua própria existência. 
 Assim, Há uma preocupação fundamental para o pensador existencialista com o sentido e o objetivo das vida humana, essa questão sobrepõe em importância para ele, todas as buscas pelas verdades científicas e metafísicas do universo, o que conta é a experiência interior, que no processo de feitura do homem é muito mais determinante que a verdade "objetiva", um fundamento igual à da filosofia oriental. Nesse traço da busca pelo subjetivismo como construção de uma realidade observa-se a força do espírito pós-moderno. A grosso modo, a questão é a seguinte, da antiguidade até o medievo o homem acreditava piamente no misticismo, confiava tanto em seu “Deus” que as bases do Estado eram com mais ou menos força dependendo do período, em absoluto teocráticas. Mas mesmo confiando cegamente nos divinos governadores, os povos viram suas civilizações ruírem, alguns pela escravização outros pelas sucessivas guerras internas e externas, o pacto de servidão com o deus-rei ou com o governante filho dos deuses ou com o rei que detinha o direito divino foi quebrado, eles não foram capazes de guiar o seu povo. Então surge após algumas mutações sociais, o espírito do grande racionalismo que financiou intelectualmente o movimento que mais tarde desaguaria no iluminismo francês, o indivíduo passa a se devotar aos progressos científicos da humanidade como pontes para a sua felicidade, mas toda a ciência, toda a matemática não o livrou da miséria e da desigualdade social patrocinada pela burguesia emergente. Vem em seguida a revolução industrial, a salvação agora estava na economia, mas o homem também foi traído por esse sonho, trabalhando em regime escravo nada podia usufruir e o poder, o conforto, ainda eram monopolizados por aqueles mesmos de outrora, apesar de se apresentarem com outros nomes. Esse quadro permaneceu e possibilitou duas guerras mundiais. Por fim, veio a era pós-moderna sob o signo da solidão, o homem se viu só, traído pelos deuses, pelos patrões e pela ciência. A única chance era uma reinvenção, do homem a partir do próprio homem, eis a importância do existencialismo, ele deu ao ser uma chance de recomeçar, uma oportunidade ímpar na história, a de estar livre para seguir as suas próprias verdades pois, como sugerem grandes pensadores dessa safra, o mundo como nós o conhecemos, é irracional e absurdo, ou pelo menos está além de nossa total compreensão; nenhuma explicação final pode ser dada para o fato de ele ser da maneira que é, por isso a única realidade é a que você constrói.


Alguma filosofia de Martin Heidegger¹:

Esse filósofo alemão declarou-se um investigador da natureza do Ser. Heidegger contribuiu com seu pensamento sobre o ser e a existência, de onde o nome dado à corrente filosófica de "Existencialismo".
A angustia tem, no pensamento de Heidegger, origem diversa da liberdade. Para ele a angústia resulta da falta da precariedade da base da existência humana. A "existência" do homem é algo temporário, paira entre o seu nascimento e a morte que ele não pode evitar. Sua vida está entre o passado (em suas experiências) e o futuro, sobre o qual ele não tem controle, e onde seu projeto será sempre incompleto diante da morte inevitável. 
Como uma filosofia do tempo, o existencialismo exorta o homem a existir inteiramente "aqui" e "agora", para aceitar sua intensa "realidade humana" do momento presente. O passado representa arquivos de experiências a serem usadas no serviço do presente, e o futuro não é outra coisa que visões e ilusões para dar ao nosso presente direção e propósito..
Portanto, no homem, o ser está relacionado ao tempo e está dado, - existe -, em três fenômenos, três "existenciais" que caracterizam como as coisas do passado, do presente e do futuro se manifestem para o homem e a unidade desses três fenômenos constitui a estrutura temporal que faz a existência inteligível, compreensível. São a afetividade, com que se liga ao passado pelo seu julgamento; a fala, com que se liga ao presente, e o entendimento, que é a inteligência com que lida com o seu futuro, com a angústia de sua predestinação à morte. Não podemos nos submeter a condicionamentos de nosso passado; não podemos permitir que sentimentos, memórias, ou hábitos se imponham sobre nosso presente e determinem seu conteúdo e qualidade. Nós também não podemos permitir que a ansiedade sobre os eventos futuros ocupem nosso presente, tirem sua espontaneidade e intensidade. Não podemos permitir que nosso "aqui e agora" seja liquidado
Na angústia, o homem experimenta a finitude da sua existência humana. Todas as coisas supérfluas em que estava mergulhado se afastam deixando-o a nú, com uma liberdade para encontrar-se com sua própria morte (das Freisein für den Tod), um "estar preparado para" e um contínuo "estar relacionado com" sua própria morte (Sein zum Tode). Essa visão existencial do homem, em que ele se conscientiza das estruturas existenciais a que está condicionado e que o tira da superficialidade em que desenvolve seus conflitos tornou-se sedutora para a psiquiatria². 
A angústia funciona para revelar o ser autêntico, e a liberdade (Frei-sein) enseja o homem a escolher a si mesmo e governar a si mesmo.




1- Considerações acerca de Martin Heidegger extraídas de texto de Rubem Queiroz Cobra .
2- O pensamento existencial de Heidegger relacionado com a experiência do aqui e do agora como a única coisa real, influenciou muito a psiquiatria e a psicanálise em seu tempo, provavelmente o maior exemplo disso é a “Gestalt-Terapia” desenvolvida pelo alemão de origem judaica Friedrich Perls ou Fritz Perls.



Nenhum comentário: