domingo, 31 de janeiro de 2010

A alma de Guernica

Era uam vez a guerra civil espanhola, e nela uma aldeia de Guernica, essa atacada e praticamente destruida pela Luftwaffe, inspirou uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso. Frente à tragédia do bombardeamento e o caos disseminado entre destroços e corpos, esta obra, que já vinha sendo trabalhada pelo artista há algum tempo, é finalizada e recebe o nome da aldeia então arrasada, nascendo e perpetuando-se Guernica.

Lena Gieseke propôs-se a fazer uma representação a três dimensões desta famosa pintura, idéia que surge a partir da influência da montagem de puzzles de pinturas famosas.Segundo Lena, através da montagem de puzzles a percepção de toda a obra adquire um significado diferente, pelo fato deste processo obrigar a um estudo detalhado das linhas, formas e cores que dão vida a toda a composição. A minúcia necessária para a execução de tal tarefa permite que tenhamos consciência de certos detalhes que, de outra forma, jamais seriam percepcionados.

A experiência da pintura torna-se então mais intensa, pela interação causada pela solução do puzzel mas, ao mesmo tempo, fortalecida e expandida pela própria fantasia do observador, a medida que vai analisando pequenos pedaços desconexos da obra. Aqui o simbólico recria o horror da vida que nos é ofertado como flores de uma consistência rara. Bem vindo ao mundo da delicadeza nascida da brutalidade, bem vindo à alma de Guernica.

*Leandro M. de Oliveira

Nenhum comentário: